domingo, 6 de junho de 2010

Experimento de Milgram é recriado...Em 50 anos o ser humano não mudou


O ser humano é uma espécie maravilhosa,boa,integra,ética e respeitosa mas isso é só até colocar dinheiro em jogo e uma ordem superior apartir dai todos os valores se tornam nulos,exagero meu??? Não, não mesmo
Isso ficou provado na reformulação do teste ético do psicólogo social Stanley Milgram.

Um documentário que foi exibido no mês de março na televisão na França mostrando participantes de um game show sendo estimulados a torturar seus rivais no programa.

Os participantes são instruídos a puxar alavancas para aplicar choques elétricos – e aumentar a voltagem – em seus rivais, que ficam amarrados em cadeiras elétricas.

No entanto, os participantes não são informados de que seus oponentes, que estão amarrados nas cadeiras elétricas, são na verdade atores, e que não há choque nenhum sendo aplicado.

O game show foi criado especialmente para o documentário "Jusqu' va la télé?" ("Até onde vai a TV?", em português,deviam trocar o nome para "Até onde vai O homem")

Segundo os produtores do documentario, o objetivo do game show é mostrar como as pessoas podem se comportar de forma inaceitável em "reality shows" alguns participantes do BBB são provas vivas disso.

O documentario mostra quantos participantes em um ambiente de TV concordam em agir contra seus próprios códigos e princípios morais quando orientados a fazer algo extremo (ordem superior no caso uma apresentadora muito linda e sádica).

O resultado impressionou os produtores ao ver que os mesmo seguiam cegamente as ordem da apresentadora maligna e da plateia sedenta por sangue que gritava "punição,punição,punição"

No game show, 82% dos participantes concordaram em puxar a alavanca, acreditando que estavam aumentando a dor nos seus rivais. O resultado remete ao experimento do nosso amigo Stanley Milgram (aqui) que a quase 50 anos trouxe resultados bem semelhantes onde os participantes assumiam o lugar de professores infligindo o que acreditavam ser choques elétricos de até 450v suficiente para matar um ser humano Não digo que todas as pessoas são cruéis ou gananciosas ,eu ainda tenho esperança na humanidade os 18% q se recusam me mostraram isso.

Fonte : BBC Brasil

0 comentários:

Postar um comentário